Valeu a pena? Reflexões pós-eleições
Passadas as eleições fica a pergunta: valeu a pena o empenho o envolvimento com cada um dos candidatos? Se você pudesse voltar no tempo, você faria tudo de novo? Qualquer pessoa normal, com o distanciamento mínimo do assunto, sem as paixões que ele pode despertar, faria uma análise honesta e ponderaria sobre aspectos que repetiria, ainda com maior convicção, ou que não faria novamente, pelo menos não com toda aquela intensidade.
Ainda mais quando começa a ser descoberto tudo aquilo que foi recalcado no governo do presidente derrotado. O caminho dos investigadores foi ajudado pelos auxiliares do presidente anterior ao deixarem na lixeira, os e-mails que precisavam desaparecer. Fizeram uma seleção de provas para os investigadores, o que mais uma vez evidencia a tese de que o bolsonarismo não é afeito à inteligência, quando muito à esperteza.
Para os que votaram em Bolsonaro como opção política da (extrema) direita, ou mesmo para os que votaram contra a tal “corrupção” do PT, é hora de recalcular os prejuízos. Para os que se iludiam com a goma da farda militar, ver a imagem de general quatro estrelas refletido em objetos foi es-peculato-lar! De fato é uma ingenuidade considerar os militares, em que pese a honestidade de muitos, como bastiões da moralidade pública. Chegou a hora do balanço, de contabilizar as perdas, de assumir os enganos, de aprender com as escolhas, aquelas que privilegiaram uma figura tosca e poluta em contrapartida aos mais próximos e íntegros. É hora da sabedoria, aquela que nos convida a aprender com os erros: sejam eles nossos ou dos outros.
Logicamente que para aqueles que transmutaram a política em religião, transformando o bolsonarismo em seita, nada mudou. Infelizmente continuarão cegos, incapazes de ver até mesmo diante de provas irrefutáveis. Mesmo porque elas seguem aparecendo e sendo negadas por tal grupo. O ódio, sentimento que habita a extrema-direita, sempre foi a mais poderosa venda.
Quanto a mim, sigo com a consciência em paz. Feliz por ter ingresso na Frente Ampla pela Democracia. Tranquilo por não ter parte com nenhuma das 700k mortes pela Covid e pelo desastrada medida sanitária do governo adotado. Sim, com todos os percalços, valeu a pena apoiar a eleição de Lula/Alckmin. Dadas as mesmas circunstâncias, faria tudo de novo.
*