Moro defende Dallagnol em Marcha para Jesus e outras notícias nacionais
Marcha para Jesus reúnem fiéis em em Curitiba-PR no último sábado (20). Foram destaque as presenças do prefeito Rafael Greca, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do senador Sérgio Moro e do ex-deputado recentemente cassado Deltan Dallagnol. Em um dos trios, o senador discursou em defesa de Dallagnol, chamou de injustiça sua cassação pelo TSE e vinculou o episódio ao clima de ressentimento e ódio que há no país. A Marcha de Curitiba foi marcada também por ações solidárias organizadas em parceria entre igrejas e prefeitura. (fonte: Bem Paraná; Poder 360; Uol).
Em meio à discussão retomada pelo Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas que considera crime o porte de drogas para consumo pessoal, o deputado e presidente da Frente Parlamentar Evangélica Eli Borges (PL-TO) solicitou na última quarta-feira (24) uma audiência com a ministra e presidente do STF Rosa Weber para tratar do assunto, mas não foi atendido. Entre os deputados da Frente há a expectativa de que os ministros indicados por Bolsonaro ao STF, Kassio Nunes Marques e André Mendonça possam pedir vista e adiar o desfecho do julgamento (fonte: O Globo).
Em solidariedade ao jogador Vinícius Júnior, entidades cristãs apoiam protesto contra o racismo ocorrido na última quinta-feira (25) diante da embaixada da Espanha em Brasília. Além de outras entidades e organizações não religiosas, apoiaram o ato os grupos Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil, Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil, Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Distrito Federal, Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Cristã de Brasília (fonte: G1).
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), evangélica que atuou nas última eleição como interlocutora de Lula na divulgação da Carta aos Evangélicos, será a relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro. Além da relatora, a primeira sessão da CPI, ocorrida na última quinta-feira (25), elegeu o deputado Arthur Maia (UNIÃO-BA) para comandar as investigações (fonte: Uol).
Silas Malafaia admite não assistir Vai na Fé, mas declara em entrevista acreditar que a abordagem do universo evangélico pela trama assinada por Rosane Svartamn é negativa (fonte: Veja).
Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou na última quarta-feira (24) os Projetos de Lei nº 086/2023 e 087/2023. Propostos pelo deputado, evangélico e militar Dan Câmara (PSC), os textos tornam as saudações "A Paz do Senhor Jesus" e "Selva" patrimônio imaterial do Amazonas. Com a aprovação, os projetos seguem para sanção do governador (fonte: O Globo).
Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação realizada na quarta-feira (24) o projeto de Lei 50/2023. De autoria do deputado e presidente da ALMT Eduardo Botelho (UNIÃO), o projeto declara as religiões de matriz evangélica como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso. Com a aprovação, o projeto seguirá para 2ª votação (fonte: Agência de notícias primeira hora).
No Paraná, Assembleia Legislativa aprova projeto que torna a Marcha para Jesus patrimônio cultural imaterial do estado. De autoria dos deputados Ricardo Arruda (PL), Cantora Mara Lima (Republicanos), Flávia Francischini (UNIÃO), Alexandre Amaro (Republicanos), Fabio Oliveira (Podemos), Artagão Junior (PSD), Gilson de Souza (PL) e Tito Barichello (UNIÃO), o texto aprovado argumenta que o evento já é reconhecido no âmbito federal desde de 2009 (fonte: Gazeta do Povo).
Prefeitura de Vitória da Conquista atende à solicitação da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória da Conquista (Apevic) e apoia a organização da Semana da Cultura Evangélica, prevista para ocorrer entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro. Na terça-feira, a prefeita da cidade, Sheila Lemos (UNIÃO) recebeu representantes da Apevic para tratar do evento (fonte: portal da prefeitura de Vitória da Conquista).
Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (ANAMEL) realiza no Distrito Federal seu 1º seminário. Com o tema "Perspectivas e Atualidades Jurídicas", o evento ocorrerá na sexta-feira, (2/6), de 8h30 às 12h, no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Para a abertura do seminário está prevista oração conduzida pelo pastor Juanribe Pagliarin, líder da Igreja Paz e Vida (fonte: site do Tribunal de Justiça do Tocantins; portal comunhão).
Marcha para Jesus reúnem fiéis em Feira de Santana-BA no último sábado (20). Na cidade baiana, a apóstola Marlene de Santana Lima, do Ministério Internacional Tabernáculo de Deus, e outros participantes destacaram a união de associações e igrejas evangélicas na organização da marcha como um diferencial em relação aos anos anteriores. Também compareceu ao evento o ex-candidato à presidência pelo PTB, Padre Kelmon. (fonte: Acorda Cidade; Metro 1;)