Igreja capixaba anuncia os sinais da volta de Jesus
Publieditoriais, ou branded contents, são conteúdos de marketing cada vez mais presentes em jornais e revistas. Em páginas inteiras, eles apresentam algum assunto com um jeitão de notícia, em geral com títulos e linhas finas, fotos e gráficos ou tabelas. São muito utilizados por empresas ou organizações da sociedade civil para promover suas agendas, marcas ou fortalecer posicionamentos.
Um publieditorial na Folha de S.Paulo deste domingo, 24, chama a atenção por ter sido patrocinado por uma igreja: a Igreja Cristã Maranata, com sede em Vila Velha (ES). Em uma página inteira, a igreja anuncia o evento Trombetas e Festas, para o dia 1º de dezembro, um “culto especial que tem como propósito chamar a atenção para os sinais que apontam para a volta de Jesus Cristo à Terra”. O evento começará às 11h e, segundo o publi, será transmitido ao vivo no Brasil e por alguns canais de TV em outros países, como EUA, Canadá, Israel, Rússia e Ucrânia, Portugal, Paraguai e Chile.
A ICM foi fundada há 56 anos, em Vila Velha, por um grupo de 12 pessoas, segundo informa o texto, e hoje está presente em cinco continentes. O evento terá tradução simultânea em vários idiomas, incluindo italiano, russo, mandarim, japonês e árabe.
Minha sugestão de pauta é aprofundar os fatos sobre esse culto, sua organização, entrevistar seus pastores líderes, levantar os números de investimento/orçamento por trás de tamanha reunião. E os sinais da volta de Jesus? Quais são, segundo a ICM? O texto fala em questões ambientais, com destruição de matas e rios, migrações em massa e o crescimento do ateísmo. Muitas igrejas ou seitas já anunciaram os sinais da volta de Jesus, sem sucesso, obviamente. O próprio Jesus afirmou que sobre aquele dia, ninguém sabe quando será, nem mesmo ele, apenas o Pai. O assunto costuma render bons títulos e engajamento nas redes.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.