Pecado da ansiedade é falta de confiança em Deus, diz pastor metodista

Pecado da ansiedade é falta de confiança em Deus, diz pastor metodista

O pastor Rodrigo Stalone, da Igreja Metodista Wesleyana, situada em Ricardo Albuquerque (RJ), afirmou nas redes sociais que a ansiedade não é uma doença, mas um “transtorno de comportamento” que precisa ser transformado pela Palavra de Deus. Ele classificou a ansiedade como “um transtorno de comportamento”, afirmou que “viver ansioso é desobedecer ao mandamento de Jesus” e que a ansiedade indica uma falta de confiança em Deus. A publicação ainda cita o autor cristão Tim Keller, sugerindo que o medo do futuro está relacionado à falta de convicção no plano divino. 

Nos comentários, asa reações dos membros e parentes de frequentadores da igreja variaram entre apoio ao conteúdo e as críticas contra a visão do pastor.

Para aprofundar: é bastante comum essa visão que associa a ansiedade, o mal do século 21, à falta de fé e de confiança em Deus. Minha proposta é ouvir os membros do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) para debater essa inclinação de muitos líderes cristãos, que preferem dar as costas para a Ciência e colocar todos os ansiosos na mesma fogueira.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.