Três minutos de conversa com Dois Dedos de Teologia

Três minutos de conversa com Dois Dedos de Teologia

Na última semana, uma conversa entre Yago Martins e Deltan Dallagnol passou despercebida dos noticiários. A conversa iniciada pela pergunta “Ainda Existe Liberdade Política no Brasil”¹ deveria ter parado nos três minutos iniciais e explico o porquê neste texto.

Criador do canal do Youtube “Dois Dedos de Teologia”, Yago define como missão deste “evocar cautela e humildade”. No ar desde 2014, com mais de 80 milhões de visualizações, o pastor soma 260 mil seguidores no Instagram e 106 mil no Twitter. Complementando o combo, Yago é pastor, youtuber, mestre em teologia, escritor e professor.

Deltan por sua vez, que se declara cristão protestante, ficou conhecido nacionalmente por sua atuação na Operação Lava-jato. O perfil jovem, branco e cristão o rendeu, em 2022, 344 mil votos, o título de mais votado do estado do Paraná. No mês passado, Deltan teve seu cargo cassado em um processo que teve início no Tribunal Superior Eleitoral e, por decisão unânime na mesa diretora da Câmara dos Deputados, a cassação foi mantida.

O diálogo ocorre na Acton University, no Michigan, EUA, que segundo os organizadores se trata de uma “exploração de quatro dias de teologia, filosofia, empreendedorismo, desenvolvimento internacional e economia baseada no mercado”². Em sua primeira pergunta, Yago questiona “Deltan, existe ainda liberdade política no Brasil?³. Eis nosso primeiro ponto de atenção.

A argumentação de Deltan, um jurista, conhecedor das leis e habilidoso em retórica parte de um sentimento dos políticos no congresso nacional, afirma que em conversa com congressistas detecta que “tá todo mundo com medo”⁴. A resposta com base no sentimento não expressa efetivamente a realidade de todos, uma vez que “todos” corresponde a totalidade de 100% dos parlamentares, obviamente Dallagnol está se referindo à sua bolha de políticos próximos.

Biblicamente, a resposta é ainda mais questionável. Sentimentos são sempre relacionados aos indivíduos, tratam-se de uma percepção íntima. A Bíblia ensina que sentimentos são enganosos (Jeremias 17.9). Para o cristianismo, somente Deus tem o poder de sondar os sentimentos do coração do homem (Romanos 8.27/Provérbios 21.2). Portanto, liberdade não se trata de um sentimento, mas de um conjunto de direitos dos indivíduos em relação a sua condição política, social e econômica.

O contraditório é apresentado no argumento seguinte em que o medo é um sintoma de ausência de regras. Deltan aponta o enfraquecimento do Estado de Direito como maior causador do fim das liberdades, e como exemplo usa o caso do influencer Monark.

E aqui está nosso segundo ponto; Monark, foi banido da plataforma do Youtube em 2022 por fazer apologia ao nazismo, além de defender o direito das pessoas de defenderem o nazismo. A utilização do caso do Monark como exemplo é no mínimo contraditória, uma vez que em Estados Totalitários as liberdades individuais são extintas. Além disso, Monark é conhecido por suas lives no Flow Podcast, gravadas enquanto ele usava drogas ilícitas como maconha e bebidas alcoólicas. Para um defensor da moralidade, do combate à corrupção e cristianismo, usar esse exemplo é, no mínimo, contraditório.

E aqui entramos em nosso terceiro ponto. Yago Martins ouve a argumentação de Deltan e não intervém em nenhum momento. A defesa de Deltan não me gerou muito espanto, mas o completo silêncio de Yago me incomodou. O silêncio foi em tom de consentimento com o argumento, ou intimidação em relação à figura de Deltan?

Não creio que as Igrejas Evangélicas partilhem desses argumentos, nem tampouco que concordem com as palavras de Deltan. É preciso posicionamento contrário quando falas como essas são expostas mesmo que em locais e contextos amigáveis. A conversa deveria ter parado nos três primeiros minutos. Por fim, faltou cautela para tratar de temas sensíveis e espero humildade para uma retratação.

¹ Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2jWDontQAaI acesso em 04.jul. 23.

² Disponível em: https://university.acton.org/ acesso em 04.jul.23.

³  Pergunta realizada em 0:27 do vídeo.

⁴  Resposta em 0:35 minutos.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Vinícius Gomes é cristão, possui MBA em Gestão da Educação Pública,  Licenciatura em História e atualmente é Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Dedica-se a pesquisar as relações entre os Bolsonaristas e os evangélicos, bem como sua inserção no mundo digital.