ME MANDARAM: Sucesso do cantor Fernandinho é inspirado na umbanda?
O canal @desvyados no Instagram notou que existem paralelos musicais entre a música Moisés do cantor gospel Fernandinho e composições de religiões de matriz africana. O que ele diz é uma provocação, claro, mas existe um diálogo entre protestantismo e a diáspora africana nas Américas, conforme sugere o teólogo e historiador inglês Alec Ryrie no livro Protestants, the faith that made the modern world [Protestantes, a fé que criou o mundo moderno], publicado pela editora Penguin.
Presbiteriano e filósofo, Bruno Mori Porreca observou ecos entre autoras pós-feministas e valores defendidos pelo protestantismo. Um dos meus temas recentes de interesse são as críticas ao Movimento Feminista e a Revolução Sexual FEITAS POR FEMINISTAS. Mais precisamente, por algumas autoras que se definem como "Pós-Feministas" (Louise Perry) ou "Feministas Reacionárias" (Mary Harrington). Acompanhe o fio.
Encaminhe conteúdo interessante nas redes evangélicas para mim pelo botão de CONTATO neste link: https://linktr.ee/julianospyer.
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Juliano Spyer é antropólogo, pesquisador do Cecons/UFRJ, autor de Povo de Deus (Geração 2020) e criador do Observatório Evangélico.