Sites de fofoca gospel e a cultura evangélica
Cantores, atrizes e influencies que ganharam visibilidade tornam-se preciosos produtos de um rentável mercado. Se esse gênero cultural é bem conhecido e já ganhou seu espaço na prateleira das futilidades públicas, nos últimos anos, mídias de fofoca gospel têm pipocado na internet
Um entretenimento bem conhecido na cultura brasileira é a mídia dedicada aos famosos. São sites, revistas, programas e tabloides especializados em acompanhar a vida de personalidades que se destacam, a fim de expor escândalos ou mesmo a vida cotidiana de pessoas que interessam consumidores ávidos por informações de seus ídolos.
Cantores, atrizes e influencies que ganharam visibilidade tornam-se preciosos produtos de um rentável mercado. Se esse gênero cultural é bem conhecido e já ganhou seu espaço na prateleira das futilidades públicas, nos últimos anos, mídias de fofoca gospel têm pipocado na internet. Seguindo o mesmo “espírito”, para usar um termo comum no movimento, sites como “O Fuxico Gospel” divulgam notícias relacionadas às personalidades evangélicas. Pastoras/es, bispas/os, apóstolos e cantores, quando flagrados em alguma prática moralmente inadequada para a moral evangélica, têm suas histórias e instituições expostas aos consumidores cristãos.
Se por um lado a futilidade e as estratégias sejam quase as mesmas dos canais não evangélicos de informação, por outro, esse fenômeno só confirma o quanto os evangélicos têm ocupado espaços na cultura brasileira, o que significa engajamento na selva on-line e um mercado de entretenimento com grande potencial. Não é sem razão que as “fofocas gospels” estão atraindo sites de fora dos arraiais das igrejas.
* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Kenner Terra é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pastor da Igreja Batista Betânia, RJ, e Coordenador do Curso de Teologia da Universidade Celso Lisboa. Membro da Associação Brasileira de Interpretação Bíblica (ABIB) e da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (RELEP). Acompanhe o Kenner no YouTube, Twitter e no Instagram.