React: Rodolfo Capler sobre a fala de Senadora Eliziane Gama em resposta a Marco Feliciano
A CPMI do 8 de Janeiro teve um novo momento de tensão entre a relatora, senadora Eliziane Gama, evangélica da Assembleia de Deus, e o deputado Pastor Marco Feliciano com acusações mútuas de desrespeito e publicações conflituosas nas redes sociais após uma reunião fechada.
Neste quadro, colaboradores reagem a fala da Senadora.
Rodolfo Capler sobre a fala de Senadora Eliziane Gama em resposta a Marco Feliciano:
Penso que a fala da Eliziane Gama reverberará - sobretudo - nos círculos pentecostais, nos quais Marco Feliciano ainda tem algum tipo de credibilidade. Apesar de ter se envolvido em episódios polêmicos que lhe mancharam a honra à vista do grande público (refiro-me, por exemplo, ao seu inescrupuloso comentário sobre a África estar debaixo da maldição da personagem biblica "Cam"), Feliciano ainda é ouvido e levado a sério em setores do pentecostalismo brasileiro (de onde vem a maioria do seu eleitorado) e, em países como Angola, onde muitos jovens ainda se reúnem para assistir suas antigas pregações pelo YouTube. A réplica contundente de Eliziane, mulher assembleiana, filha, sobrinha e irmã de pastores da mesma denominação a qual pertence Feliciano, tem o potencial de execrar quaisquer resquícios de integridade e coerência atribuídos ao deputado. Com a viralização do vídeo, tudo indica que Feliciano receberá represálias do público feminino pentecostal, que passará a enxergá-lo como machista, autoritário e misógino.
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Rodolfo Capler é pastor Batista, repórter colaborador da Revista VEJA e autor dos livros "Geração Selfie" (Quitanda, 2022) e "O país dos evangélicos" (Fonte Editorial, 2023).