Quem são os judeus messiânicos e como se relacionam com o destino profético de Israel?
Judeus messiânicos são uma corrente religiosa de judeus que creem que Jesus Cristo é o messias prometido a Israel, conforme várias passagens nos livros proféticos do Antigo Testamento e segundo o próprio Jesus afirmou ser nos Evangelhos. A mais antiga sinagoga messiânica do Brasil foi fundada em 1968 por Emanuel Woods, e é a “Sinagoga” Beit Sar Shalom (Casa do Príncipe da Paz), que fica no bairro de Higienópolis, São Paulo.
Muitos teólogos acreditam na interpretação de profecias bíblicas de que a conversão de um grande número de judeus ao cristianismo vai preceder um período chamado de Grande Tribulação. Este, por sua vez, precederá a segunda vinda de Cristo, a “parousia”.
Para pesquisar: qual o tamanho da comunidade de judeus messiânicos no Brasil e como eles interpretam, teologicamente, a guerra instaurada entre Israel e os terroristas do Hamas? Em que países do mundo se dá o maior crescimento dessa comunidade singular, desprezada pelo judaísmo ortodoxo e vista com ressalvas por uma parte dos evangélicos?
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.