Poliamai-vos uns aos outros
Esta coluna aponta assuntos relevantes e atuais do universo evangélico brasileiro e mundial, que podem ser aprofundados pela mídia secular ou religiosa.
Igreja Evangélica Luterana do Canadá (ELCIC), parceira da Igreja Anglicana do Canadá, vai discutir durante sua convenção neste verão no Hemisfério Norte uma série de recomendações sobre gênero e sexualidade, incluindo um pedido de posicionamento a respeito do “poliamor”. O dicionário define o poliamorismo como um conceito baseado na poligamia (ou não-monogamia), ou seja, quando existe a possibilidade de se estabelecerem várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, com o consentimento de todos os envolvidos.
Segundo noticiou o Anglican Journal, as recomendações para análise da possibilidade veio de uma força tarefa da ELCIC formada em 2019 para combater homofobia, bifobia e transfobia. Segundo o Journal, Trina Gallop Blank, diretora de comunicações da ELCIC, disse que o ELCIC quer promover uma compreensão saudável da sexualidade e do consentimento; revisar as políticas da igreja para “linguagem e outros problemas sistêmicos que possam causar danos ou desigualdade às pessoas 2SLGBTQIA+” e aumentar sua visibilidade como uma igreja afirmativa participando de paradas do orgulho local, entre outros pontos.
Para pesquisar: Que correntes doutrinárias cristãs defendem a possibilidade de relacionamento conjugal que não o tradicional “um homem + uma mulher”? Existe expressão social desse tipo de entendimento bíblico no Brasil?
*