O termo "neopentecostal" continua sendo útil para análise

O termo "neopentecostal" continua sendo útil para análise

O termo "neopentecostal" é uma categoria proposta no campo acadêmico. Como acontece com qualquer termo acadêmico, mesmo quando se trata de um conceito clássico, ele é debatido e contestado. No entanto, a abordagem que eu sigo continua considerando-o útil, e vou explicar por quê.

Um conceito acadêmico é útil enquanto continua sendo utilizado, e o termo "neopentecostal" ainda é encontrado em artigos científicos e teses. Alguns pesquisadores argumentam que ele não é adequado, enquanto outros afirmam que já perdeu sua validade para descrever o campo religioso contemporâneo.

Na linha de pesquisa que eu sigo, o termo "neopentecostal" serve para descrever algumas igrejas, mas é impreciso para outras.

Em primeiro lugar, "neopentecostal" refere-se a igrejas que enfatizam o tema da prosperidade. Além disso, essas igrejas oferecem curas, o que também está presente no pentecostalismo, mas de maneira mais destacada no neopentecostalismo. Enquanto o pentecostalismo valoriza o afastamento do "mundo" e o ascetismo, como não cortar cabelo e carregar sempre a Bíblia, o neopentecostalismo se destaca pela performaticidade, pelo aspecto espetacular e midiático.

Resumidamente, existem igrejas que estão na fronteira entre o pentecostalismo clássico e o neopentecostalismo, havendo, portanto, uma mistura nessa fronteira. No entanto, é possível falar sobre casos típicos. Não há questionamento de que a Congregação Cristã é uma igreja pentecostal clássica, assim como não há contestação de que a Igreja Universal é uma igreja neopentecostal.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Renan William dos Santos é doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em Sociologia (2017) e Bacharel em Ciências Sociais (2015) pela mesma instituição. Participa do grupo de estudos Diversidade religiosa na sociedade secularizada, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo Prof. Reginaldo Prandi. Desenvolve pesquisa nas áreas de Sociologia da Religião e Sociologia do Ambientalismo, analisando as novas formas de percepção sobre a natureza e a apropriação religiosa das pautas ecológicas. Atua nos seguintes temas: moralização dos discursos ecológicos, sacralização da natureza, religião e meio ambiente, religião e esfera política, teoria da secularização, desencantamento do mundo, escatologia, milenarismo, teoria sociológica e estudos sobre Max Weber. Twitter: https://twitter.com/santosrw_renan ou perfil no site acadêmico ReserachGate.