Margaridas e chapéus de palha cabem a todas nós

Margaridas e chapéus de palha cabem a todas nós

Nos dias 15 e 16 agosto, Brasília foi palco da 7° Marcha das Margaridas. O evento, que ocorre de quatro em quatro anos desde os anos 2000, evoca não somente a memória da líder sindical Margarida Maria Alves (1933-1983), mas também a sua luta contra a fome, a pobreza e a precarização da vida provocada pelas diversas violências sexistas para além do cenário do Brasil rural do século passado.

Conforme a profa. Dra. Ana Paula Romão, autora do livro “Margarida, Margaridas: Memória de Margarida Maria Alves (1933-1983), o legado de Margarida perpassa três singulares arranjos: a excepcional e não casual imagem de uma mulher camponesa e líder sindical; o ativismo pelos direitos trabalhistas das pessoas trabalhadoras no campo, à época já garantidos minimamente no contexto das grandes cidades e, por fim, o apreço pela educação e formação política para camponesas e camponeses.

Essa última dimensão do ativismo de Margarida a levou a estabelecer uma importante parceria com o educador Paulo Freire (1921-1997). O legado dessa relação baseada nos princípios da coletividade está assentado principalmente na fundação do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, em Alagoa Grande – PB.

Por estas facetas fixadas nas histórias dos movimentos sociais em nosso país, é Margarida Maria Alves também reconhecida como fundadora, entre outras mulheres, de uma das primeiras organizações da América Latina composta exclusivamente por mulheres – o Movimento de Mulheres Trabalhadoras do Brejo (MMB – Brejo Paraibano). Esse dado é sinalizado na biografia de Margarida disponível no Memorial da Resistência e mais: demonstra o apelo à formação política pautada pelos princípios do feminismo popular.

E é uma referência importante que merece ser destacada aqui com a proximidade de um outro componente da vida de Margarida. Suas vivências de ativismo são atravessadas por experiências com o catolicismo popular e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Nesse sentido, fica explícito que o brutal assassinato dessa mulher, em 12 de agosto de 1983, está inserido em uma cadeia complexa e persecutória, cimentada na história de nossa sociedade diretamente relacionada aos movimentos sociais, às defensoras e defensores dos direitos humanos, aos princípios de defesa da vida e da não violência contra meninas e mulheres, marginalizadas, pobres, periféricas, indígenas e negras.

Esse recorte da rememoração sobre as ações de Margarida Maria Alves é específico para nos lembrar sobre a importância do ativismo de incidência política e da participação cível em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. E é dentro desse enquadramento que Mulheres EIG sinalizam a importância das Margaridas diversas com seus chapéus de palha, não somente durante a realização da última Marcha das Margaridas.

Enquanto mulheres de fé, podemos parafrasear em fraterna exortação o que está exposto em Tg. 2:14 -7: “Minhas irmãs, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e lhe disserem: “Procura viver pacificamente e vai-te aquecendo e comendo como puderes”, e não lhe derem aquilo de que precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma”.

Não sem razão, em nosso contexto, tem-se registrado o surgimento de vários movimentos e coletivos de mulheres cristãs e evangélicas, sejam elas cis ou trans. E, nesse sentido, Mulheres EIG caminham com diversas instituições parceiras que militam nas pautas do diálogo interfé e ecumênico, da incidência política, pelo fim do racismo e das violências contra meninas ou mulheres.

Enquanto mulheres de fé, somos instigadas a extrapolar a lógica imposta a nós por séculos de socializações que nos oprimem e nos afastam dos movimentos políticos e da defesa dos direitos humanos, entre outros. Não podemos nos render às falaciosas narrativas que, nas penumbras históricas, reivindicam privilégios e a manutenção de direitos para poucos. O nosso enfoque sintetiza o direito à vida em abundância no sentido integral de nossa corpulência/existência. Assim, é diante desses imbricamentos que registramos aqui alguns relatos através das percepções de militantes evangélicas sobre Margarida Maria Alves e a última Marcha das Margaridas – ambos exemplos pulsantes que nos ajudam e nos fortalecem na cotidianidade e urgências de nossas lutas.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Lauana Flor é Teóloga e cientista da religião. Mineira, mãe da Tainá, é da EIG - SP.