Mais Universal: afinal, quais são as relações reais entre IURD e a Polícia Militar?

Mais Universal: afinal, quais são as relações reais entre IURD e a Polícia Militar?

Voltou a circular nas redes vídeo sem data explícita (a menção diz apenas que é recente) de policiais militares de São Paulo entrando em um templo da Universal, nas imediações da av. Brigadeiro Luís Antônio, bairro de Cerqueira Cezar. Uma moradora do bairro filma as viaturas chegando e os PMs descendo para uma “reunião” (ou seria culto), em horário de trabalho. Uma rápida busca no Google mostra que, em junho de 2023, um culto reuniu 700 integrantes do 11º Batalhão na mesma congregação.

Segundo testemunho de um ex-PM ao Uol, esses encontros acontecem com regularidade desde antes de 2015, quando entrou na corporação. Mas, afinal, de que se tratam? 

Para apurar: uma sugestão é uma boa entrevista com lideranças ligadas à PMs de Cristo, uma organização social que informa ter como missão “valorizar a figura humana do policial, assistindo emocional e espiritualmente a família Policial Militar com base na mensagem, princípios e valores cristãos”. 

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.