Mais um filme sobre cura gay – agora em Toronto
O filme Pedágio, dirigido por Carolina Markowicz, vai representar o Brasil no Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontece de 7 a 17 de setembro. Ele conta a história de uma mãe que tenta reverter a homossexualidade do filho em terapias de “cura gay”.
Em 2019, “Boy Erased – Uma vida Anulada”, outro longa sobre o mesmo assunto, teve sua estreia cancelada no Brasil, o que gerou repercussão e acusações de censura pelo então governo de Jair Bolsonaro. Inspirado em livro de memórias escrito por Garrard Conley, o filme narra a história de um adolescente americano, filho de um casal de pastores evangélicos, que não aceitam a sua homossexualidade e o internam em um programa terapêutico para reverter sua orientação sexual. Com o mesmo mote, “O Mau Exemplo de Cameron Post”, dirigido por Desiree Akhavan, levou prêmio no Festival de Sundance em 2019, ao retratar a experiência de uma adolescente enviada para um acampamento cristão para ser “consertada”.
Para aprofundar: que outros filmes ou documentários falam sobre experiências de fé envolvendo terapia de reversão? Por que o tema anda tão em voga ultimamente? Como as igrejas evangélica avaliam esse tipo de tratamento?
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.