Mais de um terço dos evangélicos brasileiros se declaram de direita

Mais de um terço dos evangélicos brasileiros se declaram de direita

Apenas 8% dos evangélicos brasileiros se identificam com um posicionamento político de esquerda, enquanto 35% se consideram de direita, 9% se dizem de centro, 42% não escolhem nenhuma dessas alternativas e 5% dizem que não sabem ou preferiram não responder. Entre os católicos, 15% se declaram de esquerda, 28% de direita, 10% de centro, 39% nenhuma das anteriores e 7% não souberam responder. 

Os dados fazem parte da pesquisa sobre perfil do eleitor feita pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com a Nexus, área de Pesquisa e Inteligência da FSB Holding . O estudo, realizado desde 2008, foi feito entre 5 e 28 de junho, quando foram entrevistados, por telefone, 21.808 cidadãos. 

A pesquisa em si é material extenso que rende uma matéria, apresentando os dados e repercutindo junto a líderes partidários e sociedade civil.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.