Mais de 70 igrejas evangélicas aderem a programa de Lula, e outras notícias nacionais
Mais de 70 igrejas evangélicas aderem a programa de Lula
Dezenas de igrejas e entidades evangélicas decidiram aderir ao programa social Acredita, uma das principais apostas do governo para aproximar Lula do segmento religioso. Um protocolo de intenções já foi preparado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, para que pastores indiquem pessoas com baixa renda que podem aderir à plataforma, que prevê capacitação e linhas de crédito para incentivar o empreendedorismo. Inicialmente, o governo focou em parcerias com igrejas evangélicas no Rio de Janeiro. Curiosamente, berço político de Bolsonaro e terra de Silas Malafaia. Mas também há acordo com iniciativas evangélicas no Piauí, estado que foi governado por Wellington Dias, e com a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. (Metrópoles)
Ministro de Lula firma parceria com igrejas católicas e evangélicas
Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias firmou parceria com líderes evangélicos e bispos católicos para impulsionar o Acredita, programa do governo direcionado à população de baixa renda, com foco em geração de emprego. A estratégia da pasta visa, também, melhorar a relação do governo Lula com o segmento religioso. E ocorre após o presidente receber orações no Planalto ao sancionar o Dia da Música Gospel. A ideia é que as igrejas entrem em contato direto com o público-alvo do Acredita. O governo avaliou que os líderes religiosos possuem a capacidade de diagnosticar perfis de pessoas que necessitam de capacitação para o mercado de trabalho ou para o empreendedorismo (Metrópoles)
Prefeita eleita de Aracaju canta hino gospel e publica vídeo com maquiagem de leão após vitória
A prefeita eleita de Aracaju (SE), Emília Corrêa, publicou um vídeo comemorando sua vitória na eleição municipal. Nas imagens, ela dubla a música gospel "Leão", de Gabriela Rocha, e aparece com uma maquiagem que imita o rosto do felino. Com 100% das urnas apuradas, Emília venceu Luiz Roberto (PDT) no 2º turno com 57,46% dos votos, contra 42,54% do advogado. Aos 62 anos, este será seu primeiro mandato à frente da capital sergipana. (O Globo)
Crime eleitoral: Pastores evangélicos são presos em flagrante distribuindo dinheiro em igreja
Pastores evangélicos foram presos em flagrante pela Polícia Federal (PF) dentro de uma igreja em Manaus (AM), no sábado (26), sob acusação de crimes eleitorais nas Eleições 2024. Agentes federais encontraram R$b21.650 em espécie, fracionados em envelopes brancos numerados, lista de presença com 50 assinaturas de eleitores e equipamentos eletrônicos. “Aparentemente, a entrega dos envelopes seguia um fluxo organizado, com a participação de membros da igreja, e havia forte indício de que se tratava de uma operação estruturada, em que o líder anotava os nomes, outro conferia e entregava o dinheiro”, disse a PF em nota. Dois líderes da igreja foram presos em flagrante e outras três pessoas foram encaminhadas à Superintendência Regional da PF para prestar esclarecimentos.
(O Tempo)
Complexo de Israel: comunidades do RJ têm traficante que persegue quem não pratica sua religião; vídeo mostra freira sendo agredida
Na última quinta-feira (24), moradores do Rio viveram uma manhã de terror. Trabalhadores e crianças a caminho da escola ficaram encurralados em ônibus, carros e atrás de muretas da principal avenida da cidade. Eles tentavam se proteger de um tiroteio intenso entre a polícia e traficantes. Três pessoas inocentes morreram. Os bandidos ocupam o Complexo de Israel, um conjunto de favelas onde um traficante se cerca de conforto, enquanto persegue e pune quem não pratica a mesma religião que ele. Veja no vídeo acima. O Complexo de Israel é o nome dado a um conjunto de favelas na Zona Norte do Rio que foi criado pelos traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP). Durante a pandemia, o grupo expandiu seu território, assumindo o controle de cinco favelas. No Complexo de Israel, religiões diferentes da seguida pelo chefe do tráfico não são toleradas.( G1)
Líderes evangélicos fecham com Caiado e abandonam Bolsonaro em Goiânia
O segundo turno em Goiânia, onde candidados apoiados pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) travam uma guerra direta pela prefeitura, gerou um movimento de articulação especial pela garantia do voto evangélico. Em um campo, tradicionalmente, dominado pelo bolsonarismo, alguns dos principais líderes do segmento, na capital goiana, optaram por escantear o candidato do PL, Fred Rodrigues, e declararam apoio a Mabel (União Brasil), do mesmo partido do governador. (Metrópoles)
Lula diz a aliados que teve “livramento” ao cair no banheiro dias depois de encontro com evangélicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que teve um “livramento” por não sofrer nada mais grave ao cair e bater a cabeça no banheiro de sua suíte, na noite de sábado (19), no Palácio da Alvorada. Lula fez o comentário após passar por novos exames médicos, nessa terça-feira (22), e saber que está “apto a exercer sua rotina de trabalho”. Dois aliados do presidente afirmaram que ele recorreu à expressão “livramento”, muito usada em contextos religiosos, ao lembrar que, quatro dias antes da queda, havia recebido orações no Palácio do Planalto. (Estadão)