Liberdade de expressão religiosa – debate está em alta no mundo todo

Liberdade de expressão religiosa – debate está em alta no mundo todo

Diversas notícias nas últimas semanas (agosto/2023) demonstram que o tema da liberdade de expressão religiosa promete ganhar repercussão internacional. Alguns exemplos:

- A Marcha para Jesus, que mobilizou uma multidão nas ruas do Rio de Janeiro no fim da semana (19-20/8), teve como mote a liberdade de expressão evangélica, segundo reportagem da Folha de SPaulo: “ [Os manifestantes] citaram empecilhos judiciais e digitais para expressar opiniões conservadoras comuns no meio, como a ideia de que ser LGBTQIA+ é pecado aos olhos de Deus”, diz a matéria.

- A Suprema Corte do Canadá negou recurso de igrejas em Ontário e na Colúmbia Britânica que desafiaram as restrições para cultos presenciais durante a pandemia, informa o Christian Post. As igrejas foram multadas em centenas de milhares de dólares por violar as restrições. O pastor Henry Hildebrandt, da Igreja de Deus em Aylmer, Ontário, um dos atingidos, tuitou: “A Suprema Corte se recusa a ouvir nosso caso, que afeta diretamente a liberdade de religião, reunião e expressão no Canadá”.

- Policiais em Wisconsin (EUA) prenderam jovens cristãos por pregar o evangelho em um evento público de drag queens voltado para crianças.

- Na Finlândia, a Suprema Corte reabriu o caso de Pãivi Rãsãnen, membra do Parlamento finlandês, acusada de discurso de ódio em 2021 por tuitar, em junho de 2019, uma foto de versículos da Bíblia questionando a parceria entre sua denominação de fé e um evento do Orgulho LGBT. Pãivi foi presidente do Partido Democrata Cristão de 2004 a 2015, ministra do interior de 2011 a 2015 e é membra da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia.

Samuel Sey, articulista do Christian Post, reflete a posição de muitos cristãos, de que a perseguição a manifestações de fé estão previstas na Bíblia e são prenúncio do cumprimento de profecias sobre o fim do mundo. Ele escreveu: “Os cristãos se acostumaram a ser banidos (ou cancelados) nas mídias sociais por causa de nossas crenças, mas parece estranho pensar que um dia poderemos ser presos por citar a Bíblia”.

Para pesquisar: Que outras manifestações de fé têm sido consideradas ‘discurso de ódio’? Como a Justiça brasileira tem se posicionado a respeito dessas questões? O que a Bíblia diz sobre aumento da perseguição contra aqueles que pregam o Evangelho no final dos tempos?

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.