Impasse gera mais atrito entre o governo Lula e os evangélicos

Impasse gera mais atrito entre o governo Lula e os evangélicos

O impasse nesse tema gera mais atrito entre o governo Lula e os evangélicos, a quem ele tenta agradar.

Segundo estudiosos de trabalhos sociais em presídios, o avanço dos evangélicos no sistema prisional brasileiro tem se dado, em alguns casos, por conta de oferta de benefícios materiais, como reformas ou melhorias de espaços internos.

O assunto pode ser examinado pelos jornalistas de várias formas, a começar com a produção de uma matéria correta, que informe o que realmente está em jogo quando o CNPCP fala sobre proibir o “proselitismo religioso”.

Se for restringir as iniciativas pastorais de evangelização e escuta, que levam conforto aos condenados e às suas famílias, a ideia tende a ser aniquilada pela bancada evangélica, que já começou a fazer barulho sobre isso. Se, contudo, o objetivo for garantir que outras religiões tenham acesso aos presídios e possam promover cultos ou reuniões, o tema também terá consequências práticas de organização de agendas e espaços, para que não haja conflitos de ordem religiosa nesses ambientes já tão instáveis.

Entre as organizações que podem ser ouvidas, sugiro a Igreja Universal do Reino de Deus, e, ligada à CNBB, da Igreja Católica, a Pastoral Carcerária. Na Universidade Federal Fluminense, existe um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação nas Prisões, com pesquisa sobre direitos humanos e educação nos presídios, e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o grupo Do Cárcere à Universidade, que também pode servir de fonte.

 
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.