Fundadora da Igreja Monte Sião morre em São Paulo
A pastora Sarah Hayashi, fundadora da Igreja Monte Sião – atualmente Zion Church – e mãe do jovem pregador Teo Hayashi, de grande influência entre os jovens evangélicos brasileiros, faleceu nesta sexta-feira, 05 de julho, aos 81 anos. A causa do falecimento não foi informada. Em nota de pesar, a Zion Church destacou a jornada ministerial de Sarah, que se formou em Línguas e Literaturas Brasileiras e Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação, mestrado e doutorado em teologia, aconselhamento familiar e ética cristã, todos obtidos na Califórnia (EUA).
Nascida em São Paulo, no bairro da Liberdade, era filha dos missionários japoneses Hiroyuki Hayashi e sua esposa Kaoru. Mãe de Zoe Hayashi Vasconcellos e Teófilo Hayashi, ela fundou a Igreja Monte Sião em julho de 1977, no ano seguinte à sua ordenação ao ministério pastoral. “Sua aptidão pelo ensino a direcionou em sua carreira como professora e educadora, atividade que exerceu desde sua adolescência até seus últimos dias”, destaca a nota.
Para apurar: um perfil da pastora Sarah, de sua família, e de outros expoentes da comunidade japonesa que vive em SP para o crescimento evangélico. Há vários exemplos de comunidades fundadas por japoneses e de grande expressão. Destaco uma denominação que está presente no Brasil desde a década de 20 (!).
A Igreja Evangélica Holiness, ramificação da Igreja Evangélica Holiness fundada no Japão em 1901, pelo pastor Juji Nakada e pelo missionário Chales Cowman. No Brasil, ela chegou em 1925, quando missionários e leigos da “matriz” se estabeleceram em São Paulo. Segundo o site da denominação, a principal figura desse grupo foi o pastor Takeo Monobe, que percorreu quase todas as cidades, colônias e fazendas do interior do estado, onde havia imigrantes japoneses, para falar da salvação em Jesus Cristo.
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.