Folha estreia blog Evangélicos, editado sob o olhar de quem frequenta a igreja, e outras notícias nacionais

Folha estreia blog Evangélicos, editado sob o olhar de quem frequenta a igreja, e outras notícias nacionais

Deputado e pastor da IURD diz que Lula vai errar se ceder a evangélicos em troca de apoio:

O deputado federal Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, diz que o presidente Lula (PT) cometerá um erro ao buscar apoio do segmento evangélico através de acordos políticos. Ele também critica líderes religiosos que usam redes sociais para influenciar fiéis e elogia o governo por tentar barrar iniciativas de isenção tributária para igrejas, embora reconheça que isso pode gerar conflitos com os religiosos. (Valor)


Folha estreia blog Evangélicos, editado sob o olhar de quem frequenta a igreja:

A Folha de São Paulo estreia o blog "Evangélicos", liderado por Melina Cardoso, jornalista e teóloga, para explorar diversas facetas do universo evangélico brasileiro. O blog buscará ampliar debates e representar a diversidade e o crescimento deste grupo no Brasil, que conta com mais de 109 mil templos, comparado a 17 mil em 1990. Melina, que possui longa experiência no meio, também destacará o papel social das igrejas evangélicas. (Folha de São Paulo)


Ministro culpa “fábrica de mentiras” por reprovação de Lula entre evangélicos:

O Ministro Wellington Dias atribuiu a baixa aprovação do governo Lula entre os evangélicos a uma "fábrica de mentiras" que espalha desinformação sobre o governo nas redes sociais. Ele destacou os esforços do governo para respeitar a liberdade religiosa e trabalhar com líderes evangélicos para atender às necessidades dos mais necessitados. (Gazeta do Povo)


Lula e Biden têm rejeição entre evangélicos como desafio comum, em fenômeno que se expande pela América Latina:

O crescimento do segmento evangélico na América Latina e seu alinhamento com políticas de direita radical tem afetado a popularidade de líderes progressistas como o presidente brasileiro Lula e o presidente americano Joe Biden. No Brasil, o governo Lula lançou a campanha "Fé no Brasil" para melhorar sua imagem entre os evangélicos, que são cada vez mais influentes e organizados politicamente. Este movimento reflete uma tendência mais ampla na região, onde a fé é frequentemente usada como ferramenta em campanhas eleitorais. (O Globo)


Explorando a diversidade evangélica no Brasil em 'O Púlpito:

O livro "O Púlpito", da jornalista Anna Virginia Balloussier, desafia os estereótipos e simplificações sobre os evangélicos no Brasil, destacando sua pluralidade e complexidade como grupo religioso em crescimento. Balloussier argumenta que associar os evangélicos exclusivamente à extrema direita é injusto, pois sua base é majoritariamente negra, pobre e feminina. Ela também examina a relação dos evangélicos com o ex-presidente Jair Bolsonaro, destacando sua aproximação durante o mandato presidencial, o que contribuiu para a polarização política no país. O livro apresenta histórias individuais que refletem essa diversidade e desafia as noções simplistas sobre os evangélicos no Brasil. (Isto é)


Articuladora de Lula se reaproxima de líderes evangélicos:

A senadora Eliziane Gama, que faz parte da base de Lula, tem buscado restabelecer relações com líderes evangélicos que haviam se distanciado dela, alguns desde as eleições presidenciais. Recentemente, líderes ligados à Assembleia de Deus procuraram novamente Eliziane. Ela expressou apoio à PEC das Drogas, embora não tenha comparecido à votação em primeiro turno no Senado, e também votou a favor do projeto de lei que acaba com a "saidinha" dos presos, questões consideradas importantes para os evangélicos. Durante a campanha, Eliziane desempenhou um papel na aproximação de Lula com os evangélicos, e o petista recorreu novamente a ela recentemente em uma tentativa de se reconectar com esse segmento. (O Globo)


Pastores reavaliam condutas após experiências com doenças da mente:

O aumento do número de pastores que buscam apoio para questões de saúde mental no Instituto Onari de Psicanálise Cristã reflete uma mudança significativa dentro das comunidades evangélicas. Um exemplo dessa transformação é o pastor José Almeida, que, após enfrentar problemas de saúde mental, passou a reconhecer a importância de buscar ajuda psiquiátrica e terapias para lidar com questões como ansiedade e estafa. Essa mudança não só afetou a forma como ele cuida das pessoas em sua igreja, tornando-se mais humano e misericordioso, mas também influenciou sua abordagem pastoral, incluindo a realização de seminários e rodas de conversa sobre saúde mental. (Folha de São Paulo)