Quem é a pastora travesti que subverte a linguagem religiosa para 'edificar' público LGBT? E outras notícias nacionais

Quem é a pastora travesti que subverte a linguagem religiosa para 'edificar' público LGBT? E outras notícias nacionais

Quem é a pastora travesti que subverte a linguagem religiosa para 'edificar' público LGBT?

No Masp, o vídeo "Procure vir antes do inverno" de Ventura Profana destaca a trajetória da artista como travesti e missionária, explorando suas raízes evangélicas através de uma conversa com sua avó. Ventura usa arte e música para acolher a comunidade LGBTQIA+, promovendo um “evangelho do fim” que prega aceitação e amor. Suas obras subvertem o discurso evangélico tradicional para transformar a condenação em instrumentos de libertação e defender uma espiritualidade inclusiva. (O Globo)

Evangélicos conservadores usam mídia social para influenciar eleição:

O pastor Silas Malafaia utiliza suas redes sociais para criticar o presidente Lula e promover um discurso antiesquerdista, influenciando a base evangélica conservadora. Com um forte engajamento online, esses influenciadores evangélicos exercem significativa pressão política, destacando-se na mobilização contra políticas progressistas do governo. Apesar dos esforços de Lula para se aproximar dos evangélicos, muitos permanecem críticos, vendo na igreja um papel essencial de apoio comunitário e social que contrasta com as políticas do atual governo. (Rest of World)

Rumores de fechamento de igrejas por ordem de traficante reacendem debate sobre extremismo religioso:

Rumores de que o traficante evangélico conhecido como Peixão, ordenou o fechamento de igrejas católicas na zona norte do Rio de Janeiro causaram surpresa e repercussão, reacendendo o debate sobre extremismo religioso. As paróquias de Santa Edwiges, Santa Cecília, Nossa Senhora da Conceição e Justino suspenderam atividades, alegadamente por ordem do traficante, mas a Secretaria de Segurança Pública do Rio negou a intimidação e atribuiu os relatos a boatos. Peixão, conhecido por sua intolerância religiosa, já havia atacado centros de Umbanda e Candomblé. As autoridades reforçaram a segurança nas igrejas, enquanto especialistas destacam a crescente associação entre grupos criminosos e algumas denominações religiosas para disputa de poder. (Carta Capital)

Conversar com evangélicos ou enfrentá-los?

O aumento da influência dos evangélicos na política brasileira tem gerado debate sobre os desafios para a democracia, devido ao ultraconservadorismo associado e à questão do Estado laico. Enquanto alguns defendem a necessidade de diálogo para promover entendimento mútuo, há ceticismo sobre sua eficácia diante de diferenças ideológicas profundas. (Folha de S. Paulo)

Templo de Salomão entra na lista de bens turísticos de SP:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou a lei que inclui o Templo de Salomão na Lista de Bens Turísticos de Valor Excepcional Permanente. Aprovada pela Câmara Municipal, a lei reconhece o templo da Igreja Universal do Reino de Deus como um ponto turístico importante. Com 100 mil m² e capacidade para 10 mil pessoas, o templo foi idealizado pelo bispo Edir Macedo e é a maior igreja do Brasil. A inclusão foi proposta pelo vereador Sansão Pereira (Republicanos), da bancada evangélica. (Isto É Dinheiro)