Em Defesa do Diálogo: Uma Resposta ao Artigo de Marcos Augusto Gonçalves

Em Defesa do Diálogo: Uma Resposta ao Artigo de Marcos Augusto Gonçalves

O autor, Marcos Augusto Gonçalves, em seu artigo recente, faz uma crítica incisiva às posturas fundamentalistas dentro do pentecostalismo e suas implicações para a democracia. Em muitos trechos, percebi um texto pouco informado, repleto de confusão, ignorância, amargura e preconceito. No entanto, Gonçalves tem razão ao afirmar: “Por mais que as intenções se mostrem boas e que de fato seja importante não massificar o pentecostalismo, é difícil não ver uma dose de paternalismo e presunção na ideia de capturar esse segmento pela conversa.”

O que me intrigou foi o fato de o texto defender os princípios democráticos ao mesmo tempo em que julga necessário um tipo de guerra contra esses irmãos que, à sua maneira, estão participando do jogo democrático. Isso parece quase uma vontade de extirpar esses "ETs". Uma certa ojeriza nada democrática. Curiosamente, ele faz isso, mas termina bem: “Os profetas autoritários e moralistas que pretendem ditar como os indivíduos devem se comportar em suas vidas privadas e querem usar a religião como fonte de leis universais precisam ser confrontados no debate público. É imperioso defender os direitos que ainda podem nos livrar do inferno dos teocratas e do grande obscurantismo.”

No fundo, Gonçalves sabe que a “guerra” de um republicano será sempre o debate civilizado, a conversa, o diálogo. Vale à pena conversar. Conversar não como um defensor fervoroso da democracia diante dos bárbaros religiosos, mas como brasileiros, responsáveis pelo mesmo povo, pela mesma terra. Esse é o Brasil de hoje, construindo o Brasil que desejamos.

O ponto é que, em toda ideologia, sempre há um grupo que se considera mais legítimo que outro. Seria interessante ele fazer uma autocrítica, descer do salto de sua agencia espacial e considerar conceder cidadania para esses "ETs".


Marcos Oliveira de Almeida é um cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador, escritor e professor brasileiro, conhecido por ser vocalista e principal compositor da banda de rock alternativo Palavrantiga.