Editora disponibiliza gratuitamente "Manual do comportamento político dos evangélicos"

Editora disponibiliza gratuitamente "Manual do comportamento político dos evangélicos"

A Editora Recriar disponibilizou gratuitamente, em formato de e-book, o novo livro do Dr. André Anéas. Trata-se, como o próprio nome já deixa claro, de um “Manual do comportamento político dos evangélico: Quem são os político-fundamentalistas e os político-protestantes?”

Esse manual visa fornecer uma ferramenta para a sociedade civil em geral compreender como que os evangélicos se comportam dentro da esfera pública. Devido a toda complexidade do campo religioso evangélico e a sua pluralidade, são oferecidos dois modos como geralmente os evangélicos, enquanto atores sociais, se relacionam com a política no Brasil.

O tipo “político-fundamentalista” e o tipo “político-protestantes” são descritos a partir de seu modo de organização do pensamento/conhecimento (epistemologia), sua maneira de se relacionar com o texto bíblico (revelação), sua forma de compreender “salvação” (escatologia), o tipo de compressão acerca do fim dos tempos (escatológica) e também os seus respectivos medos dentro do ambiente público.

O manual ainda oferece em sua introdução uma proposta metodológica de estudo do campo evangélico e propõem explicações para categorias importantes aos que se dedicam na compreensão do fenômeno. O grupo de pesquisa Teologia Cristã e Religião Contemporânea (Labô – Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP), coordenado por Anéas, tem se dedicada em estudar os “evangelicalismos” e sua relação com a política no Brasil desde agosto de 2019.

A dificuldade em separar o joio do trigo dos evangélicos que participam do jogo político brasileiro é grande. Essa deficiência atinge todos os setores que tentam entender a política nacional. Entendemos que essa contribuição pode facilitar o discernimento desse universo religioso e, quem sabe, incentivar um modo de se relacionar com a coisa pública mais humanista e democrático.