E por falar em igualdade... CBE International chega ao Brasil
“Não há judeu nem gentio, nem escravo nem livre, nem homem e mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus.” É o que o apóstolo Paulo defende em sua carta aos Galátas, capítulo 3, verso 28.
Nesta visão se fundamenta o trabalho da CBE International (Cristãos pela Igualdade Bíblica), organização americana sem fins lucrativos de mulheres e homens cristãos que acreditam que a Bíblia, devidamente traduzida e interpretada, ensina a igualdade fundamental de mulheres e homens de todos os grupos raciais e étnicos, de todas as classes econômicas e de todas as idades. A CBE está chegando ao Brasil, para promover treinamento de lideranças, advocacy e palestras. “Existem muitas perguntas, dúvidas e equívocos acerca da igualdade entre homens e mulheres. Atualmente, vemos uma ênfase das igrejas em relação ao tema da masculinidade e feminilidade bíblicas. Será que estamos aprendendo o que a Bíblia de fato ensina a esse respeito?”, escreve uma das representantes no Brasil, a filósofa e mestre em estudos bíblicos Carrie Myatt Silveira, em artigo na Ultimato.
“A CBE International foi fundada em 1988 por Catherine Clark Kroeger, Stanley Gundry e outros, com o objetivo de responder aos ensinos populares usados para impedir mulheres de participar de posições de liderança. A CBE existe para promover a mensagem bíblica de que Deus chama mulheres e homens de todas as culturas, raças e classes para compartilhar autoridade de modo igual no serviço e liderança no lar, na igreja e no mundo. A missão da CBE é eliminar o desequilíbrio de poder entre homens e mulheres resultante da hierarquia teológica”, informa a declaração de fé da organização.
Para apurar: como será a estrutura da CBE no Brasil e quem são as mulheres que vão liderar esse trabalho?
*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.