Ortega fecha ONGs ligadas a igrejas evangélicas

Ortega fecha ONGs ligadas a igrejas evangélicas
Daniel Ortega

Pelo menos 256 associações ligadas à igreja protestante ou evangélica foram fechadas na Nicarágua, dentre mais de 3.500 ONGs encerradas pelo governo de Daniel Ortega nos últimos dois anos, segundo um estudo divulgado quinta-feira pela organização de direitos humanos Colectivo de Derechos Humanos Nicaragua Nunca Más. A informação é do site Evangélico Digital. Segundo a matéria, 342 instituições religiosas foram fechadas, das quais ainda 43 católicas e 43 ligadas a outras crenças.  

A grande maioria da população da Nicarágua professa alguma religião. Segundo dados recentes, 45% dos nicaraguenses identificam-se com a fé evangélica (que tem maiores raízes no interior do país e nas zonas rurais) e outra percentagem igual com a fé católica.  

Para repercutir: Como a Frente Parlamentar Evangélica poderia usar politicamente essa notícia, tendo em vista a proximidade do PT e do presidente Lula ao ditador Daniel Ortega? Lembrando que em março, Lula decidiu não assinar uma declaração conjunta pactuada por 55 países que denunciava os crimes de Ortega, no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.