Comunidades de fé e a resposta a desastres climáticos
Se tem uma instituição com capilaridade e propósito para atender a situações de desastres climáticos, são as comunidades de fé. Na Aliança Evangélica, estamos focados em capacitar e equipar as pequenas comunidades de fé em regiões de risco para que sejam o primeiro socorro em emergências.
Um dado recente da ONU indica que entre 50% e 70% dos primeiros socorros após desastres vêm da própria população local. No momento crítico, quando a água sobe e é necessário retirar pessoas de casa, geralmente não são os bombeiros que agem primeiro, mas os próprios moradores. E sabemos que as igrejas são fundamentais nessa resposta inicial.
Se houver um esforço para capacitar e equipar essas igrejas, poderemos replicar o que a Igreja Batista do pastor José Marcos em Recife já faz. Eles têm equipamentos como botes e brigadistas treinados, que se preparam e atuam imediatamente quando há previsão de chuvas intensas. Eles são os primeiros a chegar nos locais mais críticos.
Essa é a nossa visão para o futuro. No presente, a Aliança Evangélica está muito focada em Cruzeiro do Sul, um município no Rio Grande do Sul. Estamos em parceria com a administração municipal e várias secretarias. Recentemente, uma faixa central da cidade, do morro até o rio, se movimentou, rachando o asfalto e danificando várias casas. No meio da noite, foi necessário evacuar a área e interditar a região.
Tem sido um período difícil, com três bairros destruídos e 90% da população afetada. Durante essas operações, encontramos histórias muito tristes. Por exemplo, esta semana, um bombeiro encontrou um cooler com um bebê morto dentro, colocado ali, provavelmente, pelos pais na esperança desesperada de salvar a criança. Situações como essa são dolorosas e frequentes em nosso trabalho.
Nossa missão é continuar fortalecendo essas comunidades de fé para que possam ser pontos de apoio e esperança em tempos de crise.
* Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.
Cassiano Luz é teólogo e Antropólogo, Diretor Executivo da Aliança Cristã Evangélica Brasileira e Diretor Transcultural da SEPAL - Servindo aos Pastores e Líderes. Foi Presidente da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) e Diretor de Operações da Visão Mundial Brasil. Casado com Eugênia Rosa, pai de Rebeca, Linda, Isaac e Clara Luz. Acompanhe o Cassiano no Twitter e no Instagram.