Afinal, qual é a igreja de Pablo Marçal?

Afinal, qual é a igreja de Pablo Marçal?

Ele afirma, em alguns posts encontrados nas redes, que igreja “tem duas pernas”, ou seja, são pessoas, todas aquelas que creem em Jesus, e que ele próprio não faz parte de igreja nenhuma. A não ser a igreja do “glorioso”, afirma, referindo-se a Jesus Cristo. Em várias de suas apresentações, porém, ele defende valores cristãos, doutrinas cristãs e afirma ser dedicado às causas eternas. “Toda segunda-feira tem um culto chamado ‘Primícias’ lá na empresa”, diz em uma entrevista disponível no TikTok. 

Mas, afinal, a qual igreja pertence ou pertenceu o polêmico candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal? 

Uma pesquisa mais apurada revela outro post em que Marçal fala de sua grande influência evangélica: o pastor Aluizio Silva, um dos fundadores da Igreja Videira, com sede em Goiânia. “Por vinte anos fui treinado por um homem de Deus que é absurdamente sábio diante de Deus. Um homem que pratica a justiça do reino”, afirma, ao citar o nome de Silva. 

Em 21/12/2021, em um evento da igreja no grande centro de convenções na cidade, com cerca de 15 mil pessoas, Marçal aparece lavando os pés do pastor, um ato simbólico de respeito e reverência praticado em algumas igrejas por ocasião da Páscoa. 

Para aprofundar: um perfil do pastor Aluizio Silva e de sua igreja Videira, além da visão do pastor a respeito do candidato e dos membros dessa comunidade, propriamente. Esta é a matéria que eu gostaria de ler nos próximos dias. 


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.