A Bíblia Abravanel está na Universidade de Coimbra

A Bíblia Abravanel está na Universidade de Coimbra

Um tocante artigo do teólogo e hebraísta Luiz Sayão, publicado no portal Pleno News, em que homenageia o apresentador Silvio Santos, falecido no sábado (17), conta de uma visita que Sayão fez, em 2016, à Universidade de Coimbra. Ali, o respeitado estudioso da Bíblia contemplou séculos de obras extraordinárias e teve oportunidade de ver de perto a raríssima e famosa Bíblia Hebraica de Abravanel. Publicada em 1460, pertenceu a Dom Issac Abravanel (1437-1508), um nobre antepassado de Senor Abravanel, o nome original de Silvio Santos.

Segundo Sayão, em tempos de “vergonhoso antissemitismo”, é importante lembrar que “a família sefaradita Abravanel teve de fugir da inquisição e se espalhou pela Itália, Holanda, Grécia e Turquia. Alguns foram recebidos no Império Turco Otomano. Seu pai veio de Tessalônica, a pequena Jerusalém. Atravessaram séculos falando hebraico, ladino, grego e turco. Sob a luz da sabedoria e fé judaica, Silvio foi de camelô à posição de maior comunicador da TV brasileira”.

Para aprofundar: a origem da Bíblia Hebraica Abravanel certamente renderia uma matéria muito interessante, com a visão de teólogos e hebraístas brasileiros sobre as particularidades e importância dessa obra literária e histórica.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, trabalhou nos principais jornais de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.