31 de Outubro, Dia da Reforma Protestante. Precisamos de outra?

31 de Outubro, Dia da Reforma Protestante. Precisamos de outra?

No dia 31 de outubro celebra-se a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero pregou, em 1517, suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, condenando os desvios doutrinários da Igreja Católica e marcando o início da Reforma Protestante. 

A cada ano, a efeméride provoca reflexão e questionamentos que podem se resumir à pergunta: precisamos de uma nova Reforma, ou de Novas Reformas? Que aspectos doutrinários entrariam nessa revisão? A multiplicidade de denominações existentes no evangelicalismo possibilitaria um movimento desse tipo hoje? As novas leituras teológicas a respeito da condição dos negros, das mulheres e dos homoafetivos fariam parte dessa nova ordem? O mundo digitalizado e regido por Inteligência Artificial permitiria pensar numa Religião Global?

A pauta está lançada e as perguntas que podem ser feitas são inúmeras e, creio, muito relevantes. Quem se habilita? 

*Os textos publicados pelo Observatório Evangélico trazem a opinião e análise dos autores e não refletem, necessariamente, a visão dos demais curadores ou da equipe do site.


Marília de Camargo César nasceu em São Paulo, é casada e tem duas filhas. Jornalista, é editora-assistente de projetos especiais do Valor Econômico, maior jornal de economia e negócios do Brasil. É também autora de livros que provocam reflexão nas lideranças evangélicas. Suas obras mais conhecidas são Feridos em nome de Deus, Marina — a vida por uma causa e Entre a cruz e o arco-íris.